MISSÃO

Promover a defesa de investimentos públicos e privados na indústria ferroviária e na construção de uma malha ferroviária para o transporte público, que integre todas as microrregiões geográficas do Brasil, hoje classificadas pelo IBGE como regiões geográficas imediatas, para que se efetive a integração do território brasileiro, tornando-o acessível a população, através deste modal de baixo custo, favorecendo a mobilidade e a transformação do Brasil em uma nação próspera.

TRIBUTO À MINAS GERAIS

Minas entregou ao Brasil o seu coração, feito de ouro; entregou os seus olhos, feitos de diamantes; entregou as suas lágrimas, nascidas na Serra da Canastra que se transformaram no Rio São Francisco, levando vida a milhões de brasileiros; entregou o seu peito, feito do aço fabricado com o minério de ferro das suas entranhas, gerando lucros de bilhões de reais às mineradoras, que não pagam impostos sobre o minério exportado. 

Minas tudo deu, nada pediu, pouco recebeu. Os diamantes se foram, o ouro está no fim, o minério de ferro é explorado de forma selvagem e irresponsável, deixando um rastro de degradação ambiental com a morte de rios e vidas humanas.

Minas exige liberdade, que para ser exercida, faz-se necessário facilitar a mobilidade, através de um transporte público ferroviário; exige igualdade, que permita a todos o direito de conhecer o território mineiro e também o brasileiro de acordo com as suas posses, através deste modal ferroviário; exige justiça, afinal suas terras sangram desde os tempos em que o Brasil era colônia de Portugal. 

Minas clama por uma malha ferroviária que integre o seu território, e que seja este o ponto de partida para a integração territorial nacional e continental; clama por este tributo, o Trem de Minas, como fruto de reconhecimento da sua importância no desenvolvimento do Brasil.

Minas é o ponto de partida para a reconstrução do Brasil, pois o seu corpo foi explorado, mas a sua alma está intacta em sua sublime natureza. Através dos trilhos desta ferrovia será possível a todos o acesso a suas serras e cachoeiras, que com seus encantos nos conduzirão a descobrir os caminhos que irão revitalizar este novo Brasil.

Site desenvolvido por:

© 2020 TREM DE MINAS Todos os Direitos Reservados